Aquele que não nascer da água e do Espírito (João 3.5) - ICP Responde

 ICP Responde

Aquele que não nascer da água e do Espírito (João 3.5)

Catolicismo Romano. Entende que nascer da água é o batismo infantil, que deve ser ministrado logo após o nascimento. Caso a criança morra sem ser batizada, vai para o limbo, e o adulto, para o purgatório.

Igreja Local. Considera que a água batismal, junto com a operação do Espírito, é o meio de salvação.

Resposta apologética: Todos estamos de acordo com o mandamento de Jesus quanto ao batismo (Mt 28.19; Mc 16.15,16). Negligenciar essa ordenança é pecado, mas não podemos admitir, de forma alguma, que o batismo regenera. O que aconteceu na casa de Cornélio mostra que a doutrina da chamada regeneração batismal é falsa. Os crentes na casa de Cornélio se converteram totalmente e foram batizados com o Espírito Santo de forma notável, inteiramente à parte de qualquer rito externo, inclusive o batismo nas águas (At 10.34-48).

Nascer da água significa nascer de novo pela fé, que vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Ef 5.26). Pedro se refere à regeneração pela Palavra (1Pe 1.23). Tiago também (1.18). Por outro lado, o Espírito Santo atua por meio da Palavra e promove a regeneração da seguinte forma: convencendo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-11). O batismo se efetua como testemunho público. Em 1João 4.1-3, lemos que aquele que nega que Jesus se fez carne é anticristo, e isso se repete em 2João 7.

Igreja Apostólica Vó Rosa. Diz que o nascer da água ocorre no ato do batismo por imersão no reino de Deus e que tal sacramento foi instituído pelo próprio Deus. Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)