Disse o Senhor ao meu Senhor (Mateus 22.41-43) ICP Responde

 ICP Responde

Disse o Senhor ao meu Senhor (Mateus 22.41-43)

Testemunhas de Jeová. Criticam a doutrina bíblica da Trindade e argumentam o seguinte: Se Jesus fosse Deus, como poderia Deus falar consigo mesmo? E, ainda, que a Tradução do Novo Mundo expõe melhor o texto: “A pronunciação de Jeová a meu Senhor é”.

Resposta apologética: Em primeiro lugar, Deus não está falando consigo mesmo, como argumentam as Testemunhas de Jeová. Quando afirmamos que Jesus é Deus, não estamos dizendo que Jesus é o Pai. A seita confunde essa doutrina bíblica e tem a ousadia de afirmar que os evangélicos são contraditórios quanto ao conceito da Trindade. Mas não é bem assim. Ou seja, os cristãos não confundem as pessoas da unidade composta de Deus (Um só Deus, três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; Mt 28.19). O texto bíblico diz claramente que o SENHOR estava falando com o Senhor. Ou seja, o Pai (SENHOR) falando ao Filho (meu Senhor). Não se trata de má tradução. Em segundo lugar, o fato de o Pai falar com o Filho não o diminui em sua divindade. No Novo Testamento, encontramos muitas vezes esse diálogo, que em nada compromete a divindade de Jesus. O versículo em referência, entre outros, com seus respectivos contextos, revelam, mais uma vez, a gloriosa doutrina bíblica da santíssima Trindade.

Espiritismo. Afirma que este versículo demonstra que Jesus é a reencarnação de Davi.

Resposta apologética: No pensamento hebreu, a expressão “filho de” significa “descendente de” (Mt 1.1-7) e não “reencarnação de”. Assim, o texto em estudo indica que Jesus veio da linhagem de Davi e não que Jesus era a reencarnação desse monarca. O nascimento de Jesus dessa descendência era um fator muito importante nas profecias referentes à vinda do Messias. Tanto é que o Antigo Testamento enfatizava a linhagem davídica (2Sm 7.12-16; Is 9.6,7; 11.1). Em nenhum momento, a Bíblia ensina a doutrina da reencarnação. Enquanto os adeptos do espiritismo educam as pessoas dizendo-lhes que devem morrer inúmeras vezes até alcançarem a perfeição, a Bíblia, por sua vez, esclarece que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disto o juízo” (Hb 9.27). Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)