O filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho (Ezequiel 18.20)

 ICP Responde

O filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho (Ezequiel 18.20)

Ceticismo. Confronta este versículo com 2Samuel 12.15-18 para dizer que há contradição na Bíblia, porque em 2Samuel Deus estaria afirmando que cobraria dos filhos os pecados paternos.

Resposta apologética: Antes de tudo, devemos estar cientes de que a declaração do texto em questão é uma referência à passagem de Deuteronômio, que fala dos preceitos legais que deveriam ser aplicados por Israel assim que o povo se estabelecesse na terra prometida. Esses preceitos, por sua vez, se referiam à proibição de se aplicar aos filhos a punição pelos erros cometidos pelos pais, desde que os filhos não tivessem efetivamente se comprometido com tais transgressões. Para o caso de Davi, em 2Samuel, é importante observar que os céticos distorcem a exegese textual, afirmando que o filho do rei fora punido com a morte por causa do pecado do pai, o que é uma inverdade. Em verdade, Davi é que fora punido com a morte do filho: “O filho que te nasceu certamente morrerá”.

Para que ninguém diga que houve “excessos” na ação divina que puniu Davi com a morte do filho recém-nascido, devemos lembrar que: devido à soberania divina e à propriedade de Deus sobre tudo o que existe e respira (Sl 24.1), o Senhor tem todo o direito de proceder como bem lhe apraz. Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)