“Você é o que você come”

“Você é o que você come”

Certo dia, assisti a um programa na TV a cabo que tinha o seguinte nome: “Você é o que você come”. O objetivo é escolher uma pessoa totalmente acima do peso e com a saúde comprometida e ajudá-la a recuperar sua qualidade de vida. Após o primeiro contato com uma nutricionista, é pedido ao participante para anotar tudo o que consumiu durante uma semana.
Interessante é que, na sequência do programa, a apresentadora, que vai até a casa do participante, coloca sobre a mesa todos os alimentos anotados na lista de consumidos durante a semana. A imagem chega a assustar! Não dá para acreditar, mas é a pura verdade. A pessoa que participa também não acredita no que vê. Descobre, olhando para a mesa repleta de alimentos, o quanto seus hábitos alimentares são nocivos.
Quase tudo o que aquela pessoa disse que come faz mal à saúde. E pior: ainda come em demasia. Sem contar a vida totalmente sedentária que leva. Mas, como resolver o problema? Só mesmo com uma mudança radical.
Na sequência, o participante, acompanhado por profissionais da área de saúde, passa por uma dieta e começa a praticar exercícios físicos. Os resultados logo vão aparecendo. A proposta é que, em oito semanas consecutivas, o participante deve seguir, religiosamente, todas as instruções. Depois desse período, é mostrado aos telespectadores o antes e o depois da alteração dos hábitos de vida do candidato. Ufa! A surpresa é grande, principalmente para o participante do quadro. Fica nitidamente visível que quando nos alimentamos corretamente, e com um pouco de exercícios físicos, tudo melhora em nossa visa.
Tomando como paralelo a observação acima, podemos dizer o mesmo em relação à nossa vida espiritual. Sabemos que precisamos alimentar e exercitar a nossa alma, porque ela também tem fome e precisa de alimentos e exercícios.
Vejamos o que dizem os seguintes textos bíblicos:
“Quando chorei, e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas” (Sl 69.10).
“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade” (1Tm 4.7).
Todavia, o problema está em como a alimentamos e a exercitamos. Você já parou para pensar nisso? Assim, convido você, amado leitor, a uma reflexão: Não acha interessante fazer um balanço da sua vida espiritual, já que estamos terminando mais um ano? Sugiro um exercício espiritual. Viaje com a mente para um mundo imaginário e comece colocando sobre a mesa, no campo das ideias, tudo o que você, durante a semana, usa para nutrir e exercitar a sua alma. Como neste caso os alimentos e os exercícios para a alma não têm peso, utilize, como unidade de medida, o tempo. Por exemplo: anote o tempo que você gasta com leitura bíblica, livros acadêmicos, filmes, novelas, Internet, celular, ouvindo ensino da Palavra de Deus, músicas evangélicas, oração, jejum, estudo, ajudando o próximo, perdoando, exercitando a paciência na rua, no trânsito, na fila de banco, com o vizinho, os filhos, a esposa, enfim, tudo o que você fizer. Após essa viagem imaginária, anote tudo em um caderno.
Que tal, agora, como no programa de TV citado no início, você determinar um período e começar as alterações na sua vida. Tire tudo aquilo que achar nocivo e dê início à sua dieta espiritual. Pode ter certeza: sua vida dará um salto de qualidade.
Lembre-se: “Você é o que come”!
Por Antonio Fonseca - Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

...oferecendo tudo no altar do Senhor, nosso Deus (Baruc 1.10)