Havia um homem rico [...] havia também um certo mendigo (Lucas 16.19-31)

 ICP Responde

Havia um homem rico [...] havia também um certo mendigo (Lucas 16.19-31)

Comentário apologético: A Igreja Apostólica Vó Rosa ensina que a alma aguarda o culto fúnebre e recebe as homenagens que lhe são prestadas e, somente depois, retira-se, definitivamente. Mas, como lemos, Lázaro, ao morrer, foi imediatamente para o seio de Abraão: “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão” (v. 22). O ladrão arrependido na cruz, antes do sepultamento de seu corpo, foi para o paraíso (23.43). Não existe tal teoria na Bíblia Sagrada.

Testemunhas de Jeová. Declaram que este texto é uma parábola e, como tal, a palavra inferno significa “sepultura comum da humanidade”.
Resposta apologética: Jesus, em suas parábolas, nunca mencionou nomes próprios. Mas, aqui, citou o nome de Lázaro. Com isso, quis ensinar, fundamentalmente, a respeito da imediata situação que ocorre após a morte. Parábola e fábula são coisas diferentes, e Jesus nunca contou fábulas. Se tivermos dificuldade para entender o ensino de Jesus sobre o sofrimento daqueles que vão para o inferno, onde permanecerão em estado consciente e inteligente, devemos lembrar que Abraão, ao ser informado por Deus da futura destruição de Sodoma e Gomorra, questionou o Senhor: “Não fará justiça o juiz de toda a terra?” (Gn 18.25).
Em lugar de negar o que a Bíblia diz sobre o que se segue após a morte, arranjando sofismas e ensinando que o inferno é um lugar de descanso em esperança, as Testemunhas de Jeová deviam considerar a bondade e a severidade de Deus (Rm 2.7-11). O ensino de Jesus, sobre o inferno, foi claro (12.4,5; 13.27,28; Mt 13.41,42,49,50; 22.13; 24.50,51; 25.30,41, 46; 26.24; Mc 9.45, 47,48). A palavra aionios, que aparece na Bíblia, designa a eternidade de Deus (Ap 4.9; Rm 16.26), a felicidade do povo de Deus (Mt 25.46; Jo 10.28), a glória eterna (2Tm 2.10; 2Co 4.17; 5.14,18; Hb 9.15) e a futura punição dos ímpios (Mt 25.46; 2Ts 1.9). Deveríamos pergunta aos adeptos dessa seita: “Se alguém nunca lesse uma publicação da Sociedade Torre de Vigia, no que ela acreditaria, com respeito ao inferno? Nos escritos do escravo fiel e discreto ou nas palavras de Jesus?”. Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)