A minha alma tem sede de Deus [...] quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? (Salmos 42.2) - ICP Responde


ICP Responde

A minha alma tem sede de Deus [...] quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? (Salmos 42.2)

Comentário apologético: O ateísmo declara que a religião é uma neurose das massas, mas sequer é capaz de distinguir religião de fé cristã. Religião é um conjunto de normas criadas pelo homem, e muitas delas para a sua própria conveniência, dando-lhe conotação de obrigatoriedade (Mc 7.7; Tt 1.14). Fé cristã, em toda a sua extensão, se inicia e transcorre de acordo com a supervisão divina (Jo 16.8).

O compromisso do evangelista cristão é anunciar o evangelho grafado na Bíblia, que, ao contrário da religião, não se constitui em mandamento de homens. Deus, por virtude peculiar e exclusiva, convence o ouvinte da veracidade de sua Palavra. O versículo em análise demonstra que a crença em um ser supremo (Deus) é inerente ao homem, que é esclarecido quanto às questões da fé ao adquirir contato com a Bíblia.

Testemunhas de Jeová. Dizem que o homem não tem uma alma consciente e inteligente (a parte imaterial, relacionada ao homem interior). É apenas uma alma. Morreu o homem, morreu a alma.

Resposta apologética. No versículo 6 do capítulo em análise, a Bíblia fala que o homem tem uma alma dentro dele, o que é repetido no Salmo 43.5. O ensino de Jesus, em Mateus 10.28, é que a alma é distinta do corpo e sobrevive à morte física. A palavra alma (no hebraico nephesh e no grego, psychê) é empregada em vários sentidos derivados. Em Gênesis 2.7, pode ser entendida por pessoa, que é todo o ser que possui os atributos de inteligência, vontade própria e sensibilidade. Não é possível, contudo, aplicar este sentido, em Gênesis 1.20,24,30, aos animais, pois, embora tenham alma sensitiva, não são pessoas.

Em sentido próprio, a palavra alma indica a parte imaterial, invisível, inteligente e consciente do homem que é separada do corpo por ocasião da morte física (Gn 35.18; Mt 10.28; Lc 12.4,5), mas reunida ao corpo quando da ressurreição (1Rs 17.21-22). No estado intermediário, entre a morte e a ressurreição do corpo, a alma permanece em estado consciente, no céu — se for cristã (2Co 5.6-8; Fp 1.21-23), ou no hades, em sofrimento — se for incrédula (Lc 16.22-25). Por ocasião da ressurreição, no arrebatamento da Igreja, o corpo (que agora jaz no pó da terra) e a alma serão reunidos. Os cristãos ressuscitarão e possuirão a imortalidade do corpo (1Co 15.51-53; Fp 3.20,31; 1Ts 4.14,16,17).

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)