No seio da - ICP Responde terra (Mateus 12.40)


ICP Responde

No seio da terra (Mateus 12.40)

Adventistas do Sétimo Dia. Afirmam que Jesus ressuscitou no sábado, e chegam a esta conclusão porque contam, literalmente, os três dias de 24 horas, ou seja, 72 horas, que começam a ser contadas a partir da quarta-feira, conseguindo, com isso, levar a ressurreição de Cristo para o sábado.

Resposta apologética: Marcos 15.42 declara que a morte e o sepultamento de Jesus ocorreram na véspera do sábado, ou seja, na sexta-feira, e que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana (Mc 16.9). A expressão “três dias e três noites” está relacionada às declarações do evangelho de Marcos: “depois de três dias” (8.31) e “ao terceiro dia” (9.31; 10.34). Tais declarações não se contradizem, e muito menos o texto em estudo, antes, são termos idiomáticos intercambiáveis, uma forma comum da expressão judaica.

Jesus ficou no sepulcro parte da sexta-feira (um dia), um sábado inteiro (segundo dia) e parte do primeiro dia da semana (terceiro dia), ressuscitando na madrugada do terceiro dia, quando a manhã ainda estava escura (Jo 20.1).

No caminho de Emaús (Lc 24,21), os dois discípulos, em conversa com o Senhor Jesus, lhe falaram: “É já hoje o terceiro dia”. Assim, precisamos apenas voltar um pouquinho atrás e contar, a partir de domingo, três dias. Então, teremos a data da morte e do sepultamento de Jesus: sexta-feira, o terceiro dia.

Do ponto de vista judaico, seriam três dias e três noites, da sexta-feira à tarde até o domingo, pela manhã. Qualquer parte desse período era considerada um dia completo. A Mishnah, Third Tractate, B. Pesachim relata que “uma parte do dia é o total dele”. E a Mishanh, Tractate J. Shabbath (cap. IX, p. 3) diz: “Temos um ensino – um dia e uma noite são um Onah, e a parte de um Onah é como o total dele”. Assim, um Onah é um “período de tempo”.

Josh McDowell, em seu livro As evidências da ressurreição de Cristo, diz o seguinte: “Mesmo hoje, muitas vezes usamos o mesmo princípio com referência ao tempo. Por exemplo, muitos casais esperam que seus filhos nasçam antes da meia-noite de 31 de dezembro. Se nascida às 23h59, a criança será tratada, para efeito de imposto de renda, como tendo nascida há 365 dias e 365 noites daquela data. E isto é verdade, mesmo que já tenham se passado 99,9% do ano”.

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)