O aniversário do rei Herodes (Mateus 14.6) - ICP Responde


ICP Responde

O aniversário do rei Herodes (Mateus 14.6)

Testemunhas de Jeová. Afirmam que a Bíblia fala apenas de dois aniversários: o de Faraó e o de Herodes (Gn 40.20 e Mc 6.21). Baseadas nisso, não celebram aniversário e atacam aqueles que costumam comemorar. Segundo atestam, tanto Faraó quanto o rei Herodes eram reis pagãos e, durante seus respectivos aniversários, tinham o hábito de decretar a morte de alguém. E, ainda, que nenhum herói da fé comemorou aniversário, somente os homens ímpios faziam isso.

Resposta apologética: Contrariando as Testemunhas de Jeová, a Bíblia relata mais de dez aniversários. Consideremos os filhos de Jô, que era um homem justo e celebrava os aniversários de seus filhos. O texto bíblico que diz: “E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez”, está, certamente, indicando o dia de aniversário de cada um deles (Jó 1.4). Referindo-se ao dia do seu nascimento, o patriarca afirmou: “Pereça o dia em que nasci” (Jó 3.2,3). No primeiro versículo, lemos: “Depois disto, abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia”.

Tanto Faraó quanto Herodes, pelo fato de serem reis ímpios e violentos, estavam acostumados a executar as pessoas em qualquer ocasião e não somente quando faziam aniversário. Além do mais, Faraó deu a vida ao copeiro-mor. O impressionante é que as Testemunhas de Jeová não proíbem celebrações e aniversários de casamento. E não só isso. Comemoraram, com grande pompa, os 100 anos de existência de sua instituição (fato plenamente divulgado em edições especiais de A Sentinela e Despertai!).

Em verdade, não comemoram apenas aniversários natalícios. Junto a essa interpretação oficial, a Sociedade Torre de Vigia acrescenta Eclesiastes 7.1, que diz: “Melhor é a boa fama do que o melhor unguento, e o dia da morte do que o dia do nascimento”. Todavia, esta tese não resiste à verdade da Palavra de Deus. Lucas 1.14 diz: “E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento”.

Se o nascimento de João Batista foi uma ocasião de festa e alegria, se os filhos do fiel Jó comemoravam aniversário, a situação que expõem em relação à maneira como Faraó e Herodes realizavam seus respectivos aniversários não fornece base para a proibição imposta por essa seita quanto a esse assunto.

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)