Deus Forte, Pai da Eternidade (Isaías 9.6) - ICP Responde


ICP Responde

Deus Forte, Pai da Eternidade (Isaías 9.6)

Voz da Verdade. Nega a doutrina bíblica da Trindade e cita este versículo para elaborar a seguinte pergunta: “Como Jesus pode ser os dois: o Pai e o Filho?”.

Resposta apologética: A doutrina ortodoxa da Trindade declara que há um Deus em três pessoas: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Entretanto, Isaías 9.6 chama o Messias de Pai da Eternidade. Tendo em vista que as Escrituras interpretam as Escrituras, precisamos notar que Jesus considera o Pai como alguém distinto dele próprio, e isso é dito diversas vezes. Em muitas outras ocasiões, vemos, no mesmo texto, tanto o Pai quanto o Filho (Cf., p. ex., Rm 15.6; 2Co 1.3,4; Gl 1.3; Fp 2.10,11; 1Jo 2.1; 2 Jo 3).

Uma vez que a Palavra de Deus não se contradiz, devemos ter estes fatos em mente para que possamos considerar o presente texto, que não indica que Jesus seja a pessoa do Pai, mas, sim, que Jesus seja o Pai de algo — neste caso, da eternidade. Outra perspectiva de compreensão sugere que a primeira versículo em estudo esteja se referindo à encarnação de Jesus, enquanto a parte que traz os nomes pelos quais Jesus é chamado expressa seu relacionamento com as pessoas. Ou seja, Jesus é, para nós, “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Neste sentido, Jesus é o provedor da vida eterna e, por sua morte e ressurreição, tem trazido vida, imortalidade e luz (2Tm 1.10). Verdadeiramente, Jesus é o Pai (ou Provedor) da eternidade para todos os que nele crêem.

Testemunhas de Jeová. Afirmam que Jesus é um “deus poderoso”, mas que não é semelhante a Jeová em onipotência. É notável o esforço que empregam para esclarecer que Jeová Deus poderia criar um outro “deus”: “Mas isso não quer dizer que Jeová jamais concordasse que existisse alguém que fosse corretamente mencionado como sendo um deus”.

Resposta apologética: O fato de que tanto o Pai quanto Jesus são chamados de Deus Poderoso no mesmo livro do profeta Isaías, dentro da mesma seção, demonstra igualdade entre ambos. Compare a passagem em estudo com a referência 10.21, onde o Filho e o Pai são chamados de Deus Forte (ou Deus Poderoso). Atrever-se-iam as Testemunhas de Jeová a chamar Jeová de um “deus”? Isaías 40.3 é outra passagem bíblica que identifica Jesus como Deus Poderoso e recebendo o nome Jeová. É necessário lembrar ainda que o nome Jeová pode ser corretamente aplicado tanto ao Pai quanto ao Filho, e também ao Espírito Santo. Jeová é um nome polissêmico.

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)