Tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome (João 16.23) - ICP Responde


ICP Responde

Tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome (João 16.23)

Comentário apologético: O catolicismo ensina o seguinte: os “santos” são pessoas que, em vida, praticaram grande piedade e virtude e agora estão no céu, respondendo às orações daqueles que intercedem junto a elas. Os “santos” católicos podem ser venerados, mas não adorados. A Bíblia, no entanto, não autoriza a invocação de “santos”. Os discípulos pediram a Jesus que os ensinasse a orar. O Mestre, porém, não lhes disse que deveriam ir a Maria ou aos santos. Vejamos o que o Senhor lhes falou: “Quando orardes dizei: Pai nosso, que estais nos céus” (Lc 11.2). A orientação de Jesus foi para que os discípulos recorressem a Ele próprio, para que pudessem encontrar descanso (Mt 11.28). E é com clareza que ensina que a nossa invocação deve ser feita ao Pai, em seu nome (14.13,14; At 2.21). Os “santos” são apenas criaturas e infinitamente menores que Deus. Não possuem os seguintes atributos: eternidade, onipresença, onipotência e onisciência. Não podem ouvir e responder a milhares e milhares de pedidos feitos pelos católicos ao mesmo tempo. Para tanto, precisariam se como Deus, que conhece os segredos do coração dos homens.

Os cristãos são aconselhados a orar pelos vivos, ou seja, uns pelos outros (Tg 5.16; Rm 15.30; Ef 6.18,19). A Palavra de Deus proíbe a oração aos “santos” e aos anjos (Cl 2.18; Ap 19.10; 22.8,9; At 10.25,26; 14.11-18). A palavra “santo” está relacionada à palavra “separado”. A raiz significa que os “santos” são todos aqueles a quem Deus tem colocado separadamente para seu propósito (1Co 1.1,2). O “santo”, porém, é aquele que aceitou Jesus como seu único Salvador pessoal (1.12). O “santo” é aquele que nasceu de novo (3.3). É aquele que foi santificado em Cristo Jesus.

A Bíblia, de forma alguma, recomenda que devemos orar aos “santos” já falecidos. Por que fazer isso se já temos o Senhor Jesus, que pode perfeitamente socorrer àqueles se aproxima dele? (Hb 7.25). A purificação dos nossos pecados só é possível mediante o sangue de Cristo (1Jo 1.7,9; 2.1,12). Em Apocalipse 7.9-15, João viu uma grande multidão com vestidos brancos, o que significa que todos eles foram purificados pelo precioso sangue de Jesus. Deus não pode perdoar os pecados de quem não se arrepende e não aceita a oferta de salvação em Jesus (Mt 11.28-30).

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)