Alguns atributos de Deus são inerentes ao ser humano? ICP Responde


Alguns atributos de Deus são inerentes ao ser humano?

ICP Responde

Podemos delinear a natureza de Deus dentro de dois pontos: natural e moral; metafísico e físico; imanente e transcendente. É a bipartição de seus atributos em comunicáveis e incomunicáveis.

Logicamente, partimos do princípio de que o ser humano não tem capacidade intelectual para compreender a natureza de Deus em sua plenitude, visto que "Deus é Espírito" (Jo 4.24). Podemos e conseguimos conhecer somente aquilo que nossa mente alcança; atinge. Pois como afirma o salmista "Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?". Moisés também tinha claro nossas limitações: "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos..." (Dt 29.29).

Contudo, Deus "implantou" no ser humano algo de si, conforme especifica o livro do princípio "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gn 1.26). A pergunta é: em que consistiria essa semelhança?

Segundo o estudo teontológico, há em Deus a natureza que pode e é compartilhada com o ser humano, aquilo que chamaremos de "atributos comunicáveis". São qualidades como o amor, a santidade, a justiça, a mansidão, a bondade, etc. É importante, porém, compreender que estas virtudes foram dadas ao ser humano de forma finita, limitada, o que equivale dizer que ninguém, em vida, será plenamente santo, justo, bom, etc.

A nós, humanos e cristãos, resta a responsabilidade de buscar cada vez mais as qualidades comunicáveis de Deus, pois, o próprio Jesus ordenou: "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus" (Mt 5.48), jamais esquecendo que caminhamos para a perfeição em Cristo: "...até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4.13).

Por Gilson Barbosa. Saiba mais... www.icp.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guardareis os meus sábados [...] a terra folgará nos seus sábados (Lv 26.2,34) - ICP Responde

Mas a Arão e seus filhos ordenarás que guardem o seu sacerdócio (Nm 3.10) - ICP Responde

Da idade de trinta anos para cima (Nm 4.3,23,35) - ICP Responde