Alguns atributos de Deus são inerentes ao ser humano? ICP Responde


Alguns atributos de Deus são inerentes ao ser humano?

ICP Responde

Podemos delinear a natureza de Deus dentro de dois pontos: natural e moral; metafísico e físico; imanente e transcendente. É a bipartição de seus atributos em comunicáveis e incomunicáveis.

Logicamente, partimos do princípio de que o ser humano não tem capacidade intelectual para compreender a natureza de Deus em sua plenitude, visto que "Deus é Espírito" (Jo 4.24). Podemos e conseguimos conhecer somente aquilo que nossa mente alcança; atinge. Pois como afirma o salmista "Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?". Moisés também tinha claro nossas limitações: "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos..." (Dt 29.29).

Contudo, Deus "implantou" no ser humano algo de si, conforme especifica o livro do princípio "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gn 1.26). A pergunta é: em que consistiria essa semelhança?

Segundo o estudo teontológico, há em Deus a natureza que pode e é compartilhada com o ser humano, aquilo que chamaremos de "atributos comunicáveis". São qualidades como o amor, a santidade, a justiça, a mansidão, a bondade, etc. É importante, porém, compreender que estas virtudes foram dadas ao ser humano de forma finita, limitada, o que equivale dizer que ninguém, em vida, será plenamente santo, justo, bom, etc.

A nós, humanos e cristãos, resta a responsabilidade de buscar cada vez mais as qualidades comunicáveis de Deus, pois, o próprio Jesus ordenou: "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus" (Mt 5.48), jamais esquecendo que caminhamos para a perfeição em Cristo: "...até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4.13).

Por Gilson Barbosa. Saiba mais... www.icp.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)