Qual é o significado da expressão "passar um camelo pelo fundo de uma agulha?", citada em Mateus 19.24? - ICP Responde


Qual é o significado da expressão "passar um camelo pelo fundo de uma agulha?", citada em Mateus 19.24? - ICP Responde


O que Jesus deixa evidente no texto é o apego exagerado às riquezas.

"E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus".

Esta narrativa bíblica também se encontra em Marcos 10.17.22 e Lucas 18.18-23, e nos conta a história de certo jovem rico que se encontrou com Jesus e lhe indagou: "Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?". Depois de uma rápida conversa e da proposta final de Jesus para que o jovem vendesse todos os seus bens e os entregasse aos pobres, a Bíblia diz que o jovem "retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades". A conclusão de Jesus diante dessa atitude é a que encontramos no texto em estudo.

Há pelo menos três posicionamentos sobre o que significaria o texto. A saber:

 Há indicação de que "camelo" seria uma espécie de "corda" ou "cabo". Alguns manuscritos bíblicos verteram a palavra kámelos (animal, literal), por kámilos (corda ou cabo). Os que defendem esta tradução, obviamente entendem que kámelos é uma tradução errada do grego original. Entretanto, conforme afirma Russel Champlin, esta versão "teve por finalidade diminuir a impossibilidade do ato". Esse primeiro significado, então, é precário, pois no texto original grego não consta kámilos, mas kámelos.

 Há também uma sugestão de que a palavra "agulha" referia-se às portas de Jerusalém. Neste caso, declara um autor franciscano: "Jesus [...] compara o rico que quer entrar no reino do céu ao camelo que tem de atravessar o fundo de uma agulha [...] e lembrava o que os camelos que chegavam de regiões distantes carregados de fardos e preciosidades precisam fazer, às portas de Jerusalém, para que entrassem na cidade: tinham de se curvar quase até o chão ou depor a carga". No entanto, "agulha", no texto original grego, não se refere a nenhuma espécie de porta e, tampouco, há exatidão, por parte dos estudiosos, sobre a existência de tais portas em Jerusalém.

 O sentido é literal. Não queremos aqui tratar a riqueza como algo mau em si mesmo, apenas queremos destacar as palavras de Jesus, que disse: "... quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!" (Mc 10.24; grifo nosso). Há na Bíblia vários relatos de pessoas ricas que serviram e seguiram a Jesus. No entanto, o que o Senhor deixa evidente no texto é o apego exagerado às riquezas, da parte do jovem, com a adição de uma atitude egoísta, pois o mesmo "pesaroso desta palavra [de Jesus], retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades". O apóstolo Paulo não fala que o dinheiro é a raiz de todos os males, mas, sim, "o amor ao dinheiro": "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (1Tm 6.10; grifo nosso). A lição que Jesus quis dar é que o ser humano deve usufruir de seus bens em conformidade com a vontade divina, para não se tornar escravo de suas posses e abandonar o seu próximo. "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mt 6.24).

Por Gilson Barbosa. Saiba mais... www.icp.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)