O que Jesus quis dizer com a expressão "não nos induzas à tentação", em Mateus 6.13? - ICP Responde


O que Jesus quis dizer com a expressão "não nos induzas à tentação", em Mateus 6.13? - ICP Responde

Deus permite certas circunstâncias na qual ficamos vulneráveis ao pecado para nos provar.

A idéia de um Deus santo que põe seus filhos em situações de pecado é contrária à razão e às Sagradas Escrituras, pois Tiago escreve: "Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta" (Tg 1.13). Contudo, Jesus não teria feito esse pedido a Deus desnecessariamente, devendo, assim, haver uma explicação para essa súplica.

Existem situações em que Deus nos expõe ao mal, mas tais circunstâncias, permitidas pelo próprio Senhor e nas quais ficamos vulneráveis ao pecado, são para nos provar. Neste caso, a tentação se refere às provas ou aos sofrimentos que tentam minar a nossa fé em Deus. O benefício desta tentação é que, se resistirmos, sairemos mais fortalecidos ainda. O diabo apresenta aos servos de Deus tentações fortíssimas, visando provocar com isso uma situação aparentemente irresistível de ser suportada. Mas o crente que reconhece sua fragilidade humana pede a Deus para que não o deixe ceder à tentação, conforme Jesus suplicou em sua oração.

Apesar de sermos submetidos a situações de perigos face ao pecado, a Bíblia nos assegura que não vem sobre nós tentação senão humana (1Co 10.13). Não obstante estarmos sujeitos às tentações de pecado, temos a certeza de que Deus nos sustentará para não cedermos.

Por Gilson Barbosa. Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)