Por que Deus não aceitou a oferta de Caim? - ICP Responde


Por que Deus não aceitou a oferta de Caim? - ICP Responde

Caim mantinha uma atitude arrogante ao ofertar ao Senhor.

"E atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou" (Gn 4.4,5).

O contexto anterior trata do nascimento dos dois primeiros filhos de Adão e Eva. A dramaticidade fica por conta da má intenção de Caim para com seu irmão Abel. Pela atitude de matar o seu irmão, aliás, o primeiro homicídio na história da humanidade, Caim representa a linhagem do pecado. Todavia, tanto Caim como Abel foram instruídos por seus pais a oferecer sacrifícios ao Deus Yahweh, com o objetivo de adoração (ao Senhor) e de expiação de suas culpas (dos dois irmãos).

O sacrifício oferecido por Caim foi o fruto da terra, mas Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, ou seja, um ofereceu uma oferta com sangue e o outro com cereais. Devido a esse fato, alguns estudiosos afirmam que o pecado de Caim foi não oferecer oferta com sangue, como fez seu irmão. Segundo esta posição, Yahweh exigia o sacrifício cruento e não o cereal. Todavia, uma análise mais acurada nos mostra que não foi a ausência de sangue o motivo que levou Deus reprovar a oferta de Caim (Dt 26.1-11). O que está em evidência são as atitudes interiores de cada ofertante e não somente o aspecto exterior.

Em 1João 3.12, encontramos a resposta bíblica: "Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas". O motivo da recusa estava na intenção dúbia da oferta de Caim: "O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção!" (Pv 21.27).

Enquanto Caim mantinha uma atitude arrogante, ao ofertar ao Senhor, Abel oferecia a Deus seu sacrifício com um coração puro: "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala" (Hb 11.4).

Por Érica Cristina Januário. Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)