Se a Trindade é onisciente, como Jesus não sabia a respeito daquele Dia? - ICP Responde


Se a Trindade é onisciente, como Jesus não sabia a respeito daquele Dia? - ICP Responde

Não há conflito na Trindade.

Torna-se necessário inicialmente compreender a natureza humana de Jesus Cristo. Lemos em Filipenses (2.6,7): que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Paulo destaca o contraste entre o primeiro Adão e o Segundo (Cristo). Adão, desejando ser como Deus (Gn 3.5), quis usurpar esse lugar através sua desobediência. Cristo, existindo em forma de Deus, em vez de explorar a sua posição, escolheu o caminho da humilhação, que o conduziu até à horrível morte de cruz, sendo, por isso, proclamado Senhor.

Ao humilhar-se na encarnação, foi plenamente homem, assim como é plenamente Deus. Compadeceu-se da humanidade. Tornando-se homem, teve uma natureza humana, a qual retém até hoje (1 Tm 2.5). A realidade dessa natureza tem confundido alguns, pois não compreendem como Deus Pai poderia saber algo que outra Pessoa da Trindade poderia desconhecer, se são oniscientes. Contudo, a questão aqui envolve mais do que simplesmente saber. O sentido do texto implica também autoridade, isto é, autoridade inerente em uma pessoa. Deus Pai tem autoridade para determinar os tempos, assim como Jesus tem a autoridade para perdoar pecados (Mt 9.6). Tais autoridades não são conflitantes devido à unidade na Trindade.

Em Mt 24.36 lemos: Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. Podemos comparar essa declaração com outra em Atos 1.7: E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. O Senhor Jesus indica que o Pai estabeleceu a ocasião de sua vinda, Jesus portanto, aguarda sua palavra de ordem (1 Ts 4.16).

Entendemos que o Senhor Jesus Cristo seja verdadeiramente Deus, pois nele ha-bita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl 2.9). Nele habita plenamente os atri-butos de Deus, pois é Deus. Por outro lado, as Pessoas da Trindade, em relação ao tempo, desempenham papéis diferentes, porém em íntima comunhão. Sabemos que Jesus Cristo é o único Salvador, se bem que as Escrituras também chamem o Pai de Salvador (Is 43.3).

Por Rosângela F. N. Andrade. Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)