Guardareis os meus sábados [...] a terra folgará nos seus sábados (Lv 26.2,34) - ICP Responde


Guardareis os meus sábados [...] a terra folgará nos seus sábados (Lv 26.2,34) - ICP Responde

Adventistas do Sétimo Dia. Ensinam que "os meus sábados" são os sábados semanais e os "seus sábados", os sábados cerimoniais, já abolidos.

Resposta apologética: Se os sábados chamados por Deus de "os meus sábados" e "seus sábados" são diferentes, poderíamos, por analogia, raciocinar que o Pai, mencionado por Jesus em João 20.17 como "meu Pai", é diferente do Pai mencionado por Jesus com a invocação de "vosso Pai". Será que o fato de se alterar o pronome possessivo mudou também o Pai? Comparemos Isaías 56.7 ("Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração...") com Mateus 23.37,38 ("Jerusalém, Jerusalém [...] Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta"). Será que podemos admitir que estes dois textos estão se referindo a duas casas diferentes ou ao templo de Jerusalém?

Comparemos, agora, Números 28.3,6 ("E dir-lhes-ás: Esta é a oferta queimada que oferecereis ao SENHOR: dois cordeiros de um ano, sem defeito, cada dia, em contínuo holocausto; este é o holocausto contínuo, instituído no monte Sinai, em cheiro suave, oferta queimada ao SENHOR") com Deuteronômio 12.6: ("E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas"). Poderíamos, porventura, entender que estão se referindo a sacrifícios diferentes simplesmente porque o pronome "vossos" é empregado no segundo texto?

Se fosse assim, seria lógico comparar Levítico 26.2 com Levítico 26.34, 35 e ensinar que se referem a sábados distintos simplesmente porque trazem pronomes possessivos diferentes: meus e seus?

Ora, as mesmas instituições dizem que são do Senhor porque foram ordenadas pelo Senhor e dos judeus porque foram designados para os judeus. O que passar disso é jogo de palavras para fundamentar uma lei que fora abolida por Cristo na cruz.

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da idade de trinta anos para cima (Nm 4.3,23,35) - ICP Responde

Mas a Arão e seus filhos ordenarás que guardem o seu sacerdócio (Nm 3.10) - ICP Responde