Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro [...] o oferecerei em holocausto [...] cumpriu nela o seu voto (Juízes 11.30-40) - ICP Responde

 

ICP Responde

Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro [...] o oferecerei em holocausto [...] cumpriu nela o seu voto (Juízes 11.30-40)

Ceticismo. Confronta esta passagem com Levítico 18.21 e Deuteronômio 18.10 para afirmar que a Bíblia, ao mesmo tempo, apresenta textos em que Deus requer sacrifícios humanos e textos em que Deus os proíbe, e isso, na concepção dos céticos, é contradição.

Resposta apologética: Antes de tudo, devemos observar se Jefté ofereceu realmente sua filha em holocausto. Há duas correntes de pensamento a respeito deste assunto. A primeira delas diz que houve o sacrifício da vida da jovem, mas o voto que gerou este fato foi impensado e Deus, apesar de ter-lhe concedido vitória, não aceitou o sacrifício (que se assemelhava ao usado no culto pagão) e muito menos aprovou o temerário voto de Jefté. Logo, se as coisas aconteceram dessa maneira, a punição prevista em Levítico 18.21 e 20.2 não poderia ser aplicada a Jefté, visto que Jefté não ofertou ao deus Moloque, mas ao Deus de Israel. Isso, no entanto, não avaliza a tese da aceitação divina do voto, serve apenas para demonstrar que o ato de Jefté não deve ser comparado ao dos pagãos de sua época.

A segunda corrente defende que esse sacrifício deve ser compreendido à luz do conceito posteriormente desenvolvido pelo apóstolo Paulo — de que todos devemos nos oferecer a Deus como sacrifício vivo (Rm 12.1). Vendo a passagem por este ângulo, é possível entender que Jefté, aconselhado pelos sacerdotes, tenha oferecido sua filha ao Senhor para servi-lo em sua casa pelo resto da vida, permanecendo virgem (v.38,39). Todavia, esse ato seria um sacrifício tão grande quanto matá-la, quando levamos em consideração o contexto judaico daqueles dias, em que as várias linhagens e suas respectivas famílias constituíam o centro da vida social. Assim, Jefté, ao destinar sua única filha ao serviço do Senhor, com o voto de castidade perpétua, estaria fadado a admitir o fim de sua própria linhagem.

Ainda pelos textos de Levítico e Deuteronômio (sobre a lei mosaica) entende-se que, realmente, Jefté jamais teria oferecido a própria filha em holocausto, tendo em vista os seguintes pontos: a proibição divina da prática e, conseqüentemente, a rejeição de Deus a esse tipo de sacrifício, numa consideração ao contexto geral das Escrituras.

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)