Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2024

Por isso, desde hoje, te constituímos sumo sacerdote de tua nação e te damos o título de amigo do rei (1 Macabeus10.20) - ICP Responde

Imagem
Por isso, desde hoje, te constituímos sumo sacerdote de tua nação e te damos o título de amigo do rei (1 Macabeus10.20) - ICP Responde Catolicismo Romano. O texto apócrifo registra a consagração de Jônatas como sumo sacerdote. RESPOSTA APOLOGÉTICA. O rei Alexandre Balas, filho de Antíoco Epífanes (10.1), procede à ordenação com o intuito de fazer prevalecer sua oferta a Jônatas, em detrimento de Demétrio, outro rei que, segundo a narrativa, pretende aliar-se ao futuro sumo sacerdote. O escritor desse livro desconhecia ou ignorou que havia um procedimento padrão para a ordenação do sumo sacerdote, conforme previsto em Êxodo 29. Obviamente, uma consagração dessa natureza deveria partir do mandado divino e efetuada por alguém habilitado, o que não era o caso de Alexandre Balas. Outro procedimento atípico, envolvendo a postura de Jônatas, está relacionado ao objetivo para o qual fora consagrado sumo sacerdote, pois a atribuição exclusiva deste levita era cuidar da administração do santuári

Israel foi grandemente atribulado, como jamais o fora, desde a época em que deixaram de aparecer profetas (1 Macabeus 9.27) ICP Responde

Imagem
Israel foi grandemente atribulado, como jamais o fora, desde a época em que deixaram de aparecer profetas (1 Macabeus 9.27) ICP Responde COMENTÁRIO APOLOGÉTICO. O texto apócrifo confirma expressamente que, na época de seus acontecimentos, não havia mais profeta em Israel, o que implica a cessação da inspiração divina e justifica a não inclusão deste livro no cânon sagrado. A declaração sobre a ausência de profetas reafirma a existência do chamado “período interbíblico”, recorte temporal em que a comunicação inspirada entre Deus e o seu povo assumiu contornos quase silentes, embora o período contemple certos acontecimentos que deram ao judaísmo posterior sua ideologia própria e, providencialmente, prepararam o caminho para a vinda de Cristo e a proclamação do seu evangelho. O silêncio foi quebrado apenas por ocasião da vinda de João Batista. Logo, a conclusão a que chegamos é de que não se pode sustentar nenhuma doutrina cristã baseada nesta obra. Saiba mais... www.icp.com.br

No primeiro mês do ano cento e cinquenta e dois, acamparam diante de Jerusalém (1 Macabeus 9.3) - ICP Responde

Imagem
No primeiro mês do ano cento e cinquenta e dois, acamparam diante de Jerusalém (1 Macabeus 9.3) - ICP Responde Catolicismo Romano. O texto apócrifo afirma que Judas morreu em batalha e específica a data do acontecimento com precisão. RESPOSTA APOLOGÉTICA. Os livros de Macabeus sequer possuem consistência interna, pois a sequência do texto deixa claro que, como resultado dessa iniciativa, sair à batalha, Judas sucumbe: “Tornou-se renhida a luta. De ambos os lados, muitos foram feridos e caíram. Também, Judas sucumbiu, e os restantes fugiram. Jônatas e Simão levaram Judas, seu irmão, e o enterraram no sepulcro de seus pais, em Modin” (9.17-19). Entretanto, paradoxalmente, o segundo livro de Macabeus afirma que Judas escreveu uma carta a Aristóbulo no ano 188 a.C.: “Agora vos escrevemos para que celebreis a Festa dos Tabernáculos do mês de casleu do ano cento e oitenta e oito. Os habitantes de Jerusalém e da Judeia, o conselho dos anciãos e Judas, a Aristóbulo, conselheiro do rei Ptolomeu

Catolicismo Romano. O autor da obra apócrifa registra, aqui, pela primeira vez, a morte de Antíoco.

Imagem
  E o rei Antíoco ali morreu, no ano cento e quarenta e nove (1 Macabeus 6.16) - ICP Responde Catolicismo Romano. O autor da obra apócrifa registra, aqui, pela primeira vez, a morte de Antíoco. RESPOSTA APOLOGÉTICA. Frequentemente, os dois livros de Macabeus se contradizem. São muito diferentes na exposição de fatos que deveriam ser igualmente narrados ou, pelo menos, manter o mínimo de coerência. A morte de Antíoco, por exemplo, consta de pelo menos três excertos diferentes. Este primeiro relato, como vemos, é o mais sucinto e não oferece detalhes. Além desse primeiro, há outros dois. O segundo livro de Macabeus explica: “Os sacerdotes de Naneia as expuseram [as grandes riquezas] e Antíoco penetrou o recinto sagrado com poucas pessoas. Logo que entrou, fecharam o templo. Abriram a porta secreta do forro e, atirando pedras, massacraram o príncipe e os que o acompanhavam. Esquartejaram os corpos e, cortando-lhes as cabeças, atiraram-nas aos que estavam do lado de fora” (2Mc 1.15,16). Em

... e vou morrer de profunda angústia, em terra estrangeira (1 Macabeus 6.13) - ICP Responde

Imagem
... e vou morrer de profunda angústia, em terra estrangeira (1 Macabeus 6.13) - ICP Responde Catolicismo Romano. Este texto registra, de maneira contraditória, a morte de Antíoco Epífanes em terra estrangeira. RESPOSTA APOLOGÉTICA. O primeiro livro de Macabeus situa a morte de Antíoco Epífanes depois da dedicação do templo, como podemos ler dois capítulos atrás: “Então, Judas e seus irmãos disseram: ‘Eis que nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o santuário e fazer a dedicação’ [...] Tomaram pedras não talhadas, conforme a lei, e construíram novo altar, reproduzindo o modelo anterior. Reconstruíram o santuário, assim como o interior do templo, e santificaram os átrios. Fizeram novos utensílios sagrados, recolocaram no templo o candelabro, o altar dos perfumes e a mesa [...] Durante oito dias, celebraram a dedicação do altar, oferecendo holocaustos com alegria e, também, sacrifícios de comunhão e de ação de graças” (4.36, 47-49, 56). Contudo, o segundo livro de Macabeus nos d

Circuncidando à força os meninos incircuncisos que se encontravam no território de Israel (1 Macabeus 2.46) - ICP Responde

Imagem
Circuncidando à força os meninos incircuncisos que se encontravam no território de Israel (1 Macabeus 2.46) - ICP Responde Catolicismo Romano. O texto apócrifo afirma que Matatias e seus amigos realizaram circuncisões à força em diversas crianças. RESPOSTA APOLOGÉTICA. Segundo o “livro judaico dos porquês”, a circuncisão é a remoção da pele que cobre a glande, ou prepúcio, do órgão genital masculino. O verbo hebraico mul (“circuncidar”) é usado tanto no sentido literal quanto figurativo. O substantivo grego peritomé (“circuncisão”) significa, literalmente “cortar em derredor” (Jo 7.22). O termo grego akrobystía é usado na Septuaginta para traduzir a palavra hebraica para “prepúcio”, “incircuncisão” e, daí, “gentios”. Quando estudamos sobre a circuncisão na Bíblia, entendemos que não faz sentido a campanha de Matatias circuncidando crianças à força, especialmente tendo em vista o sentido espiritual que este ato representa. Na Bíblia, vemos que os “filhos de Israel entravam em aliança co

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus (Tiago 1.5) - ICP Responde

Imagem
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus (Tiago 1.5) - ICP Responde Mormonismo. Geralmente, os adeptos desse grupo religioso usam esta passagem para recomendar às pessoas que orem a Deus para saber se o Livro de Mórmon é verdadeiro. Se a pessoa orar e receber um ardor no peito, o livro é verdadeiro. Caso contrário, a interpretação é de que a oração não foi sincera. Resposta apologética: Como podemos constatar, os mórmons não apontam evidências que autentiquem a suposta inspiração divina do Livro de Mórmon, antes, pedem para que as pessoas leiam o livro e orem para saber se ele é ou não inspirado por Deus. O Livro de Mórmon diz: “E, quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e, se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará sua verdade disso pelo poder do Espírito Santo” (Moroni 10:4). E citam, ainda, o texto bíblico em refe

Porém os filhos de Davi eram ministros (2 Samuel 8.18) - ICP Responde

Imagem
Porém os filhos de Davi eram ministros (2 Samuel 8.18) - ICP Responde Ceticismo. Segundo afirma, há contradição na Bíblia quando o versículo em referência é confrontado com Números 3.10, que proíbe a ordenação de sacerdotes que não pertencessem à descendência de Arão. Resposta apologética: A Bíblia, no Antigo Testamento, diz que quem não pertencesse à linhagem levítica não poderia exercer o sacerdócio. A partir desse fato, o ceticismo se arroga o direito de apontar contradição na Palavra de Deus ao comparar o texto em análise com Números 3.10, por ignorar que o termo hebraico para sacerdote, kohen, tem um sentido mais amplo: “servo”, “ministro” e “conselheiro”. A definição “ministro”, à exceção da tradução ARC, que traz “príncipe”, é empregada por todas as versões evangélicas brasileiras. Assim, concluímos que os filhos de Davi não são encontrados, por exemplo, oferecendo sacrifícios (tarefa efetivamente exclusiva dos descendentes de Arão), mas apenas exercendo o sacerdócio doméstico;

Por mim se decreta (Esdras 7.11-13) - ICP Responde

Imagem
Por mim se decreta (Esdras 7.11-13) - ICP Responde Adventistas do Sétimo Dia. Afirmam que a contagem das 2.300 tardes e manhãs de Daniel 8.14 teve início com o decreto de Artaxerxes (em 457 a.C.) para a reconstrução de Jerusalém (Dn 9.25). E, ao transformarem essas 2.300 tardes e manhãs em dias proféticos — cada um deles correspondendo a um ano — chegaram a 1844, ano em que, segundo estipularam, Jesus deveria voltar, mais precisamente em 22 de outubro. Como isso não aconteceu, mudaram o santuário da terra para o céu e passaram a ensinar a doutrina do juízo investigativo, que também é conhecida como “a obra da redenção incompleta”. Disseram a respeito: “Durante dezoito séculos este ministério continuou no primeiro compartimento do santuário. O sangue de Cristo, oferecido em favor dos crentes arrependidos, assegurava-lhes perdão e aceitação perante o Pai; contudo, ainda permaneciam seus pecados nos livros de registro. Como no serviço típico havia uma expiação ao fim do ano, semelhantemen

Mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível (Romanos 1.23) - ICP Responde

Imagem
Mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível (Romanos 1.23) - ICP Responde Comentário apologético: Este texto revela exatamente o que aconteceu com a filosofia de Confúcio, cuja intenção nunca fora essa, mas o imperador chinês Wu Ti instituiu adoração ao sábio durante o seu reinado. Posteriormente, outro imperador, T’ai Tsing, erigiu um templo dedicado a Confúcio e ordenou que se fizessem sacrifícios a ele em todas as vilas e cidades do império. Dessa forma, o confucionismo deixou de ser uma mera filosofia para tornar-se uma religião idólatra, adorando a criatura e não o Criador, entrando em frontal conflito com as Escrituras: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém” (1.25). E, concluindo: “Sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso” (3.4). Saiba mais... www.icp.com.br  

Cada um morrerá pela sua iniquidade (Jeremias 31.29-30) - ICP Responde

Imagem
Cada um morrerá pela sua iniquidade (Jeremias 31.29-30) - ICP Responde Islamismo – Os muçulmanos citam esta passagem do profeta Jeremias para negar a doutrina do pecado original. Resposta Apologética – Esses versículos não negam a doutrina do pecado original, já que se trata de uma profecia que se cumprirá quando todo o Israel se converter (ver versículos 31-34). Já a doutrina do pecado original está clara na epístola aos Romanos 5.12 e 1 Co 15.22 (Ver Gn 3.6-9). Saiba mais... www.icp.com.br  

Se alguém vos anunciar outro evangelho (Gálatas 1.8,9) - ICP Responde

Imagem
Se alguém vos anunciar outro evangelho (Gálatas 1.8,9) - ICP Responde Mormonismo – Na primeira página do Livro de Mórmon, está escrito: O Livro de Mórmon - Um Outro Testamento de Jesus Cristo. O livro de mórmon foi revelado pelo anjo Moroni a Joseph Smith Jr. Resposta Apologética – O apóstolo Paulo estava enfrentando severa oposição dos legalistas que insistiam na guarda das ordenanças da lei, especificamente a circuncisão (Gl 2.3-5;5.2,6,11;6.12,13,15). A obediência aos ensinos desses legalistas retornaria os gálatas ao judaísmo. Paulo combateu veementemente esta posição. A Bíblia diz, claramente, que devemos rejeitar como maldito qualquer outro evangelho mesmo trazido por um anjo (Gl 1.8-9). Saiba mais... www.icp.com.br  

Antes que te formasse no ventre te conheci (Jeremias r 1.5) - ICP Responde

Imagem
Antes que te formasse no ventre te conheci (Jeremias r 1.5) - ICP Responde Mormonismo – Afirma que as pessoas existiram antes de nascer como espírito-crianças, e buscam emba¬samento nesse versículo. Espiritismo – Dizem que a reencarnação é ensinada aqui. Resposta Apologética – Esse versículo não fala da preexistência ou da reencarnação. A palavra conhecer implica um relacionamento especial de compromisso (Amós 3.2). Deus tem conhecimento antecipado (Sl 139.13-16) e é eficaz em conduzir o chamado (Jr 1.8-10). O que está em foco é a soberania do Senhor (Jr 18.4-6). Saiba mais... www.icp.com.br  

Se dissermos que não temos pecado (João 1.8) - ICP Responde

Imagem
Se dissermos que não temos pecado (João 1.8) - ICP Responde Comentário apologético: A Ciência Cristã declara que o homem é incapaz de pecar, adoecer e morrer. São os filhos do maligno (ou o único mal) que declaram que o homem começa no pó ou com um embrião material. O grupo oriental Seicho-no-Ie ensina que se o pecado existisse realmente, nem os “budas” todos do Universo nem a cruz de Jesus Cristo conseguiriam extingui-lo. A Bíblia, no entanto, contradizendo todas essas afirmações absurdas, ensina que Jesus morreu na cruz para nos redimir do pecado (Jo 1.29; 1Pe 2.24). Se o pecado realmente não existisse, então os sofrimentos redentores de Cristo teriam sido inteiramente desnecessários. Jesus disse que se não crermos nele e na sua missão salvadora (Lc 19.10), morreremos em nosso pecado e não poderemos ir para onde Ele foi (Jo 8.21,24). Essa invenção de que o pecado não existe é própria de Satanás, o pai da mentira (v. 8; 1Jo 8.44). Saiba mais... www.icp.com.br  

O justo viverá da fé (Romanos 1.17) - ICP Responde

Imagem
O justo viverá da fé (Romanos 1.17) - ICP Responde Comentário apologético: Algumas pessoas ficam impressionadas com a salvação gratuita proporcionada por Cristo e não conseguem entendê-la. Deduzem que, para que sejam salvas, devem (notadamente os espíritas) ser apenas boas. Longe de condenarmos as práticas de bondade (Ef 2.10), devemos entender, também, que a salvação é alcançada pela fé e não pelas obras, portanto, praticamos boas obras porque somos salvos e não para sermos salvos, ou seja, nossos gestos refletem a nossa condição de resgatados pelo verdadeiro evangelho (Tg 2.17). O conceito de fé da ortodoxia bíblica rechaça a tese espírita, que afirma a “fé” é um atributo necessário ao chamado “homem de bem”. Mas isso não procede, até porque, a definição da crença em um Ser superior alcança uma peculiaridade quando associada ao culto no qual a pessoa está inserida. Dessa forma, a fé do muçulmano não é a mesma fé do católico que, por sua vez, diverge da fé espírita, que não tem nada a

E súplicas, com jejum, e saco e cinza (Daniel 9.3) - ICP Responde

Imagem
E súplicas, com jejum, e saco e cinza (Daniel 9.3) - ICP Responde Catolicismo Romano. Baseia-se nesta referência para justificar o uso de cinzas nos ritos eclesiásticos que antecedem a quaresma. Resposta apologética: Daniel, a quem foi dado o conhecimento do tempo da ira divina que haveria de pairar sobre a terra, cai de rosto em terra e se envolve em cinzas, numa demonstração de humilhação e tristeza pela desgraça que estava por vir. Não há cabimento, porém, para que a tese romana se fundamente neste versículo para defender o uso de tal prática em seus rituais. No Antigo Testamento, tradições como “rasgar as vestes” já haviam sido censuradas por Deus (Jl 2.12,13). Trata-se tão-somente de mais uma prática cerimonial há muito abolida pelo culto interior, no qual Deus reclama uma conversão interna e sincera, que transpareça no exterior (Is 1.11-16). Saiba mais... www.icp.com.br