Disse-lhe também o Senhor: Simão, Simão... (Lucas 22.31,32) - ICP Responde


Disse-lhe também o Senhor: Simão, Simão... (Lucas 22.31,32)
ICP Responde

Catolicismo Romano. Menciona estes textos para sustentar a crença de que Pedro tinha a primazia entre e sobre os demais discípulos e por isso foi separado para ser o suposto primeiro papa.

Resposta apologética: O texto, na verdade, revela um apóstolo instável e incrédulo. No versículo31, Jesus usa o pronome oblíquo “vos” no plural, referindo-se aos doze discípulos, o que atesta que o Senhor não tratava Pedro com exclusividade. A seqüência de todo o texto em estudo deixa isso bem claro. No versículo 32, ocorre a revelação da fragilidade de Pedro, uma vez que Cristo cita este discípulo separadamente, alegando que, diferentemente dos demais, ele precisava de amparo espiritual para passar por aquela prova: “Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça”. Não bastasse esta revelação, Jesus ainda traz à tona o fato de Pedro não ser ainda plenamente convertido: “E tu, quando te converteres...”. E, por conta disso, diferentemente dos demais, negaria a Jesus.

Saiba mais... www.icp.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E tirou a espada de sobre sua coxa direita, e lha cravou no ventre (Jz 3.20,21) - ICP Responde

Israel foi grandemente atribulado, como jamais o fora, desde a época em que deixaram de aparecer profetas (1 Macabeus 9.27) ICP Responde

Porque Deus não pode ser tentado (Tiago 1.13) - ICP Responde