A que batismo o apóstolo Paulo se refere no texto de Efésios 4.5? ICP Responde

O apos Paulo refere-se à união espiritual e mística com Cristo, formando um só corpo espiritual.

Vejamos: "Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo".

Pois bem, essa passagem é entendida pela maioria dos crentes leigos como sendo o batismo em águas ou, ainda, o batismo com o Espírito Santo. Entretanto, percebemos que o texto em apreço expressa uma unidade, e, portanto, não habilita estas sugestões, pois nem o batismo em águas nem o batismo com o Espírito Santo são capazes de representar perfeitamente os motivos principais da nossa unidade com Cristo. A única causa de nossa união com Cristo é a salvação levada a efeito por Ele próprio. Sendo assim, nenhuma das práticas cerimoniais pode ser postulada como fundamento desta unidade. Nas doutrinas ortodoxas cristãs, o Espírito Santo tem a ver com a função de santificação e promoção de vigor espiritual. O batismo em águas, por sua vez, é consensualmente interpretado pelas vertentes protestantes como o sinal externo e visível de que professamos publicamente a fé em Jesus.

Dessa forma, concluímos que, para que alguém usufrua a união com Cristo, esta pessoa precisa identificar-se com Ele por meio de sua morte e ressurreição: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gl 2.20).

Um dos textos que ilustra muito bem esta união, que igualmente foi exigida por Cristo aos seus discípulos, encontra-se no evangelho de João, que afirma: "Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim" (Jo 15.4).

Esta identificação mística com Cristo não isenta o crente do batismo nas águas e muito menos de buscar o vigor e poder mediante a ação do Espírito Santo. Contudo, se refere à aceitação de Cristo como caminho único para a obtenção do perdão de pecados e ingresso no corpo espiritual, a Igreja. Alguns estudiosos da Bíblia preferem denominar este assunto de "realidade espiritual" ou "batismo espiritual": "Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito" (1Co 12.13).

Por Gilson Barbosa. Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)