A alma que pecar, essa morrerá (Ezequiel 18.4) ICP Responde

 ICP Responde

A alma que pecar, essa morrerá (Ezequiel 18.4)

Testemunhas de Jeová. Afirmam que a alma é fisicamente mortal, deixando de existir com a morte do corpo.

Resposta apologética: A palavra morte significa separação e não extinção. Em 1Timóteo 5.6, Paulo declara: “A que vive em deleites, vivendo está morta”, o que mostra que uma pessoa pode estar morta espiritualmente (ou seja, separada de Deus) e continuar consciente. Em Efésios 2.1, Paulo, mais uma vez, estabelece: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados”. Antes da conversão, ou ouvintes do apóstolo estavam espiritualmente mortos, mas conscientes. Temos, ainda, o exemplo do “filho pródigo”, que estava morto (separado de Deus), mas consciente. “Porque este meu filho estava morto, e reviveu...” (Lc 15.24).

Logo, o contexto do texto em análise está falando a respeito de outro tipo de morte: a segunda morte. Em Ezequiel 18.21, Deus declara: “Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu [...] certamente viverá”. Sabemos que até mesmo o homem mais piedoso morrerá, fisicamente. Aqui, no caso em estudo, Deus está afirmando que se um homem abandona seu pecado, segue outros caminhos e crê em Deus, não passará pela segunda morte (Ap 2.11).

A morte física nunca pode ser o único castigo de Deus pelo pecado, como afirmam as Testemunhas de Jeová. Isso fica evidente pelo fato de a Bíblia declarar que o homem pode fugir da ira de Deus mediante o arrependimento: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?” (Lc 3.7). O homem não pode escapar da morte física, mas pode fugir da ira vindoura pelo arrependimento e aceitação de Cristo como seu Senhor e Salvador (Rm 10.9,10,13). Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)