Se vós permanecerdes na minha palavra (João 8.31,32) - ICP Responde

ICP Responde
Se vós permanecerdes na minha palavra (João 8.31,32)
Comentário apologético: De acordo com o ensino espírita, todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, não importa a religião que pertençam. Nisto, vemos o descaso com que os kardecistas tratam o sacrifício vicário de Jesus, quando pregam que, por seus próprios méritos, podem alcançar a evolução espiritual e a expiação de pecados. Entretanto, a condição incontestável anotada no texto em estudo prova que nos tornamos verdadeiros discípulos de Cristo quando permanecemos em sua Palavra. Jesus jamais ensinou sobre a reencarnação (Lc 16.31), e muito menos que a caridade conduz o homem à presença de Deus (14.6). Em nenhum ponto a Bíblia alega que o homem, para ser discípulo de Jesus, precisa exercer a caridade (13.35; Mt 7.15). Diante de tudo isso, a conclusão a que chegamos é que o cristianismo não coaduna com o espiritismo.
Catolicismo Romano. Afirma que a vida espiritual e os dogmas estão intrinsecamente ligados. Em verdade, são luzes no caminho da fé.
Resposta apologética: Entendemos, pelos versículos em análise, que o que Cristo realmente deseja é submissão às suas palavras, ou seja, ao evangelho de salvação e não aos dogmas, ditados, arbitrariamente, por Roma. A verdade que devemos conhecer é a verdade cristã do evangelho, que liberta a pessoa da escravidão do pecado. O conhecimento intelectual humano não produz salvação, mas o conhecimento de Deus sim. Era justamente dessa forma que os gnósticos pensavam, mas Cristo os rechaçou, declarando, na referência 18.37 que veio ao mundo para testemunhar a respeito da verdade revelada por Ele próprio. Concluímos, com isso, que todos aqueles que pertencem à verdade ouvem a voz de Cristo (Rm 10.17) e não a voz dos homens.
Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)