Qual é a localização do jardim do Éden no mapa atual?

 ICP Responde

Qual é a localização do jardim do Éden no mapa atual?

"E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado" (Gn 2.8)

O jardim do Éden, ou "paraíso", tem sido considerado,por muitos,como sendo um lugar mitológico. Há, inda,quem o interprete como uma figura de linguagem, simbolizando uma vida de deleite. Também, tem sido alvo de muitos estudos teológicos, pois, nesse local, está a gênese da humanidade, o nicho do egoísmo, da rebelião e do pecado. Todavia, acima de tudo, ali houve a promessa de um Redentor que não apenas restauraria o caminho, mas, também, seria o próprio caminho, a verdade que liberta e a vida tão almejada (Jo 14.6).

Logo no início do relato bíblico, encontramos, detalhadamente, informações geográficas sobre o jardim do Éden. A Palavra de Deus nos diz: "E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há obdélio, e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates" (Gn 2.10-14).
As Escrituras têm-se mostrado verdadeiras em todos os níveis, seja no âmbito arqueológico, antropológico ou histórico. Ainda assim, alguns têm perguntado sobre a existência dos primeiros dois rios e questionado sua união fluvial com os outros dois. Consensualmente, temos a comprovação da existência de dois, Tigre e Eufrates, enquanto Pison e Giom não foram encontrados pelos estudiosos.

Podemos ter alguma ideia sobre esses rios pelos nomes que lhes são aplicados. O rio Tigre, provavelmente, tinha outro nome (Hidequel), mas é provável que ele fosse chamado por esse nome somente pelos hebreus. Entre o rio Tigre e o rio Eufrates, ficava a região conhecida como Mesopotâmia, palavra que significa "entre rios".
A Bíblia diz que do Éden saía um rio que se dividia em quatro cabeceiras. Isso demonstra que o jardim deveria compor uma extensão considerável, talvez abrangendo dezenas de quilômetros, não sendo apenas um "quintal". Dentro desse hábitat, Adão pôde desempenhar sua primeira missão. A saber: dar nomes a todos os animais (Gn 2.19). Esse lugar de deleite não excluía o trabalho, antes, o trabalho era edificante e trazia seus frutos. É interessante notar que alguns estudiosos têm afirmado que a palavra "éden" teria sua origem do acádico edinu, que significa "campo aberto". Contudo, o consenso geral é de que a palavra tem sua origem no hebraico eden, isto é: "deleite". Se onde há fumaça pode haver uma clareira, então, talvez, o reflexo acadiano compartilhe a ideia de um lugar amplo e de verdadeiro deleite.
O catedrático Antonio Neves de Mesquita, em sua renomada obra Povos e nações do mundo antigo, descreve a possível localização do Éden confirmando a etimologia de seu nome: "A Região Norte da Mesopotâmia é realmente interessante, tanto na flora, como na fauna e no clima. Em volta da montanha onde o Eufrates tem a sua nascente, há um verdadeiro jardim. Os vales são ricos e produzem abundantemente uvas, tâmaras, morangos, peras, figos e uma infinita variedade de outras frutas. As flores são lindas e de aroma particularmente inebriante. A parte oriental do lago Van é composta de pomares verdejantes e jardins, onde, ao lado da riqueza e abundância, a variedade de plantas odoríferas é de tal modo abundante que embalsama o ar. O clima da região é um misto de tropical e temperado; o céu é sempre límpido e a brisa, refrescante; nos períodos de calor, torna-se encantadora a região. Se o jardim era, como diz a narrativa bíblica, um encanto para o homem, e nós aceitamos o fato sem qualquer dúvida, e se houver um recanto na face da terra onde se possam encontrar vestígios desse encanto, só temos de aceitar a região da alta Mesopotâmia".

A seguir, apresentaremos algumas características dos rios edênicos, para discutirmos o desaparecimento dos rios Pison e Giom.

O rio Tigre, também chamado Hidequel, fica na Região Leste do contemporâneo Iraque, possuindo uma extensão de 1.900 quilômetros e largura não superior a duzentos metros. O rio Eufrates, até certa altura, corre paralelo ao Tigre, mas é mais comprido: sua extensão alcança 2.760 quilômetros. Os rios Pison e Giom têm seus leitos desconhecidos. Há estudiosos que defendem que Giom e Psiom poderiam se referir a pequenos rios do complexo do vale do Eufrates - talvez importantes canais ou trincheiras de irrigação.

A questão levantada aqui diz respeito a esses dois rios "perdidos". Alguns estudiosos procuram aplicar o nome desses dois rios aos distantes Nilo e Indo. Contudo, somente com muito esforço poderíamos aceitar tais hipóteses. Devemos procurar esclarecimentos no próprio livro de Gênesis.

Uma leitura mais precisa do texto nos traz alguns esclarecimentos. Estamos acostumados a nos referir ao dilúvio como "chuva intensa durante quarenta dias e quarenta noites" (Gn 7.12). E isso é verdade! Mas, além disso, lemos nas Escrituras: "No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites" (Gn 7.11,12).

Notemos que houve uma mudança continental. Romperam todas as fontes do grande abismo, ou melhor, romperam todas as fontes do grande oceano. Um verdadeiro cataclismo sobreveio à terra, com provável ocorrência de terremotos e, consequentemente, maremotos. Toda essa fúria, provavelmente, cooperou para que houvesse o soterramento de alguns rios e a abertura de outros. Evidentemente, o escritor bíblico, inspirado, tinha a compreensão da diferença topográfica de seus dias ao fazer sua declaração. Entretanto, ainda assim foi fiel à revelação do Espírito de Deus.

Podemos concluir que essas mudanças hidrográficas ocorreram da seguinte forma:

1) O rio principal que alimentava as cabeceiras foi provavelmente dividido em duas cabeceiras independentes.

2) Depois, provavelmente, Pison e Giom sofreram interferências naturais: a) foram soterrados; b) tiveram seu curso fluvial reduzido; e c) perderam seu leito original.

Deus, em sua soberania e providência, não permitiu que o homem tivesse absoluta certeza da localização específica do jardim do Éden devido às tendências supersticiosas e idólatras do ser humano. O leitor já imaginou como seria se esse local estivesse claramente delimitado hoje, na região do Iraque? Certamente, as consequências no âmbito espiritual não seriam boas. Sobretudo, resta-nos afirmar, com convicção, que o local existiu e, embora não seja possível às agências de turismo promoverem um passeio pelo jardim do Éden, isso não faz diferença para aqueles que vivem pela fé e não por vista (Hb 11.1).

Por Paulo Cristiano Silva - Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)