E te encerrem na prisão (Mateus 5.25,26) - ICP Responde


ICP Responde

E te encerrem na prisão (Mateus 5.25,26)

Catolicismo Romano. Cita estes versículos para defender a doutrina do purgatório, afirmando que Jesus nos dá a entender que, após a caminhada da vida presente (a via), pode haver um cárcere (metáfora), de onde o réu (o homem) sai depois de ter expiado por completo.

Resposta apologética: Os versículos em referência nos mostram um quadro em que o Senhor Jesus trata da relação do homem com o seu inimigo; ou seja, está falando de certo devedor e seu credor (Cf. Lc 12.58,59). Aqui, neste caso, a palavra adversário não se refere ao diabo e o termo “prisão” ou “cárcere” não tem nada a ver com purgatório. Na verdade, trata-se de um acerto de contas, ou reconciliação, entre os homens. Assim, a humildade de espírito pode nos livrar de muitos dissabores, mesmo quando estamos errados. No sentido espiri¬tual, a única maneira de o homem pagar suas dívidas é aceitando o Senhor Jesus como Salvador (Jo 8.32; 14.6; Cl 2.14). Além desses textos, o Catolicismo Romano usa freqüentemente a tradição e o livro apócrifo dos Macabeus (2Mc 12.43-46), cujo autor, ao concluir a obra, solicita perdão ao leitor por alguma falha: “Eu também porei aqui fim à minha narração. Se ela está bem, como convém à história, isso é também o que eu desejo; mas se, pelo contrário, é menos digna [do assunto], deve-se-me perdoar” (II Macabeus 15.39). Isso nada mais é do que uma característica de que esse livro não foi inspirado por Deus. Logo, não possui nenhuma autoridade doutrinária.

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)