ICP Responde

Aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir (Jó 7.9)

Ceticismo. Diz haver contradição bíblica porque ensina, em outras passagens, a doutrina da ressurreição que, neste versículo, é negada veementemente por Jó.

Resposta apologética: De forma nenhuma, o versículo em estudo não contradiz a doutrina da ressurreição. Prova disso é que, mais à frente (19.26), o próprio Jó declara sua esperança na ressurreição. O que realmente ele estava pretendendo dizer ao afirmar: “nunca tornará a subir?”. O versículo 10 tem a explicação: “nunca mais tornará à sua casa”.

Realmente, quando da ressurreição, não teremos de volta os nossos bens materiais. Aliás, nós, os justos, teremos uma vida imortal, usufruindo bens permanentes (Hb 13.14) e não passageiros. O patriarca não está negando sua fé na ressurreição. Ao contrário, está afirmando que as coisas não terão mais a mesma sequência de quando enfrentava as aflições que o abateram na terra. Também não desejaríamos voltar às mesmas aflições! A ressurreição é uma doutrina estabelecida nas Escrituras (Cf. Dn 12.2; 1Co 15.22; Ap 20.4-6). O Senhor ensinou que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e serão ressuscitados (5.28,29). Jó esperava passar algum tempo oculto no sheol — “até que depois te lembrasses de mim! Quando tomará lugar essa ressurreição?”, foi o que disse. E Daniel nos revela: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e desprezo eterno [...] ao fim do tempo” (Dn 12.2-4).

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)