E disse o Senhor a Samuel [...] a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre eles (1 Samuel 8.7-9) - ICP Responde


ICP Responde

E disse o Senhor a Samuel [...] a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre eles (1 Samuel 8.7-9)

Ceticismo. Alega haver contradição entre este versículo e Deuteronômio 17.14-20, porque, aqui, Deus manifesta o interesse de reinar por si mesmo e em Deuteronômio o Senhor estabelece normas para que se institua um monarca sobre o povo.

Resposta apologética: O contexto de 1Samuel mostra que tanto a motivação quanto a forma como os israelitas pediram a Samuel para estabelecer um rei sobre eles destoavam das normas estabelecidas em Deuteronômio. Na ocasião, o povo queria ter um homem qualquer reinando sobre Israel e não um homem de Deus ocupando o trono. Isso porque acreditavam que Samuel estava sobre eles e não que Deus estava sobre o povo por meio de Samuel.

Quando Saul foi escolhido rei, Samuel fez a seguinte advertência ao povo: “Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos”. O rol de erros se consagra quando o povo deixa de observar o mandamento do Senhor, que diz: “Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus”. Dessa forma, podemos constatar que a regra de Deuteronômio estava se referindo, sem dúvida, a um monarca humano, cujo coração Deus conhecia e aprovava, como no caso de Davi.

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)