Tomou sobre si as nossas enfermidades (Isaías 53.4,5) - ICP Responde


ICP Responde

Tomou sobre si as nossas enfermidades (Isaías 53.4,5)

Teologia da prosperidade. Afirma que devemos nos apropriar destes benefícios e que o crente verdadeiro nunca deveria contrair qualquer doença.

Resposta apologética: De acordo com a Bíblia, haveremos realmente de desfrutar do pleno restabelecimento físico na ressurreição (1Co 15.42-44; 1Ts 4.15-17), mas o restabelecimento do nosso corpo, no estado mortal em que nos encontramos, não é garantido.

O contexto da referência em estudo indica que o restabelecimento espiritual também está em vista: “Quem deu crédito à nossa pregação? [...] Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades”. Pregação, transgressões e iniqüidades atribuem ao contexto um restabelecimento espiritual — o pecado está sendo focalizado. Diversas ocasiões são registradas nas Escrituras em que servos de Deus, acima de qualquer suspeita, foram limitados e não puderam resolver os problemas como desejavam.

Lemos em 2Coríntios 4.16: “Ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”. O apóstolo Paulo não pôde curar a enfermidade de Timóteo (1Tm 5.23), e muito menos Epafrodito (Fp 2.25-27) e Trófimo (2Tm 4.20). O próprio apóstolo ficou doente (Gl 4.13-15) e sofria com um espinho na carne (2Co 12.7-9). Contudo, ninguém se atreveria a dizer que Paulo estava desqualificado como crente verdadeiro. Pelo contrário, esses cristãos aceitaram suas situações e confiaram na graça de Deus para sustentá-los. As Escrituras nos incentivam: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” (Fp 4.6).

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)