Está consumado (João 19.30) - ICP Responde


ICP Responde

Está consumado (João 19.30)

Comentário apologético: Na compreensão dos adeptos da Igreja da Unificação, Jesus, o segundo Adão, deveria casar-se com uma segunda Eva e produzir uma raça perfeita. Mas tal fato não aconteceu, por causa da morte de Jesus na cruz, que não era o propósito de Deus. Ou seja, Jesus morreu na cruz porque foi traído por João Batista, logo, a redenção na cruz não pode ser completa. Jesus, ainda na concepção dessa Igreja, só pôde realizar uma parte da redenção: a da queda espiritual, mas não a da queda física.

Na ocasião em que esta Igreja realiza a ceia, uma gota de sangue do seu líder, reverendo Moon, é derramada no cálice para purificar seus adeptos da obra de redenção física não concluída por Jesus. Biblicamente, porém, podemos afirmar que somos completamente salvos somente pelo sangue de Jesus: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1Pe 1.18,19). Além disso, a Bíblia ensina que, pela oblação de seu corpo, feita uma só vez, Cristo efetuou a nossa eterna redenção (Hb 10.10,12; 7.25). Quanto à afirmação de que “a morte de Jesus na cruz não era o propósito de Deus”, a Bíblia declara o contrário: “A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos” (At 2.23). Na cruz, Jesus bradou: “Está consumado”.

Teologia da prosperidade. Seus mestres declaram que Jesus foi ao inferno para pagar a Satanás o preço da nossa redenção, e não que Jesus nos resgatou por sua morte na cruz. O castigo pelo nosso pecado não foi morrer sobre a cruz, pois, se assim fosse, os dois ladrões poderiam ter pago o preço. A punição foi descer ao próprio inferno e lá cumprir a pena, separado de Deus. Satanás e todos os demônios do inferno pensaram ter amarrado e enredado Jesus quando o arrastaram às profundezas do próprio inferno para que pagasse a nossa sentença.

Resposta apologética: Como poderia alguém perder de vista o que o Senhor disse ao ladrão na cruz? Jesus não disse: “Hoje estarás comigo no inferno”, mas: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23.43). Na visão de Paulo, o paraíso está no terceiro céu (2Co 12.2-4). Não há como reconciliar a explícita declaração de Cristo, sobre a cruz, com o ensino de que Jesus sofreu no inferno. Cristo triunfou sobre o diabo na cruz. Foi sua morte na cruz que tornou possível a nossa salvação. Jesus disse que devemos rememorar sua morte na cruz quando participarmos da ceia do Senhor (1Co 11.24-26). Fomos perdoados na cruz, onde o corpo de Cristo foi partido e o seu sangue, derramado, nas condição de Cordeiro imaculado e incontaminado (Hb 9.1-14;10.19-22).

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)