Na verdade te digo que aquele que não nascer da água (João 3.5) - ICP Responde


ICP Responde

Na verdade te digo que aquele que não nascer da água (João 3.5)

Catolicismo Romano. Apóia-se neste texto para sustentar a necessidade do batismo infantil.

Resposta apologética: Tal ensino não tem cabimento, visto que o ladrão da cruz, que se converteu no último instante, sem tempo ou meios para ser batizado, teve sua salvação garantida pelo próprio Jesus (Lc 23.43). Mas Simão, o mágico, mesmo sendo batizado, não alcançou a salvação (At 8.14-24). Pelo exposto, fica claro que o batismo não produz salvação, mas a fé, que decorre da graça, sim (Ef 2.8,9). Quanto ao batismo, a Bíblia esclarece que é precedido de algumas condições, como, por exemplo, a formação do discípulo (seguidores – Mt 28.19) e a autêntica profissão de fé espontânea (At 8.37).

Testemunhas de Jeová. Ensinam que somente a classe dos “ungidos” irá nascer novamente, algo impossível à classe das “outras ovelhas”. Como cristãos, porém, entendemos que, para que possamos entrar no céu, precisamos experimentar o novo nascimento. Mas, segundo os adeptos dessa seita, as “outras ovelhas” não necessitam nascer de novo porque a esperança dos componentes desse grupo é entrar na eternidade como súditos do reino.

Resposta apologética: Em 1João 5.1, lemos: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus”. Os cristãos, atualmente, ocupam o primeiro lugar em número de seguidores de uma mesma fé: somos, aproximadamente, 1.200.000. Esse número, como podemos constatar, excede, em muito, o número proposto pela STV, de apenas 144.000 – a chamada “classe dos ungidos”. Neste mesmo sentido, a referência 1.12 deste evangelho ensina: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”. Dessa forma, fica claro que qualquer pessoa que crê em Cristo como o Messias Filho de Deus é nascido de novo, passando a fazer parte, imediatamente, da “família de Deus” (1Pe 1.23).

Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)