Porque o nome de Jesus não é Emanuel (Is 7.14)? ICP Responde


Porque o nome de Jesus não é Emanuel (Is 7.14)? ICP Responde

"Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel" (Is 7.14).

O nome Jesus não é apenas um apelativo ou um designativo. Foi conferido por meio do anjo Gabriel à Maria: "...eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus" (Lc 1.31). Sendo assim, Maria não poderia ter dado outro nome ao menino que estava a nascer. Jesus é o nome do Messias.

Um fator deve ficar esclarecido e ser considerado sobre esta questão é que os orientais são realmente diferentes em diversos aspectos vigentes na cultura ocidental e isto ocorre também com o nome. A língua dos judeus possui alguns hebraísmos, o que explicamos se tratar de "certas expressões e maneiras peculiares do idioma hebreu que ocorrem em nossas traduções da Bíblia...".

Então, a intenção do escritor e profeta era manifestar que o Messias não somente seria o Deus encarnado habitando com e entre os homens, mas que estaria também realizando a vontade de Deus. A língua hebraica se vale de formas poéticas para se expressar e isso exige de cada estudante da Bíblia muito cuidado para não se confundir. Para citar um outro exemplo, em Isaías 9.6 temos a afirmação de que Jesus seria chamado "Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Como ser portar diante de tantos nomes? Qual deles deveria ser o nome do Messias? Na verdade, se trata de um outro hebraísmo. Note-se também que estes "nomes" foram anunciados por profetas, o que exprime o anseio dos judeus em presenciar e atestar a chegada do Messias. Jesus é a forma grega do hebraico Yeshua (Josué), que significa "O Senhor salva" (Js 1.1). O termo define a futura missão do Filho de Maria, que é salvar o seu povo dos seus pecados (v.21).

Por Gilson Barbosa . Saiba mais ... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)