...oferecendo tudo no altar do Senhor, nosso Deus (Baruc 1.10)


...oferecendo tudo no altar do Senhor, nosso Deus (Baruc 1.10)

ICP Responde

Catolicismo Romano. O texto apócrifo faz menção de oferendas realizadas no altar do Senhor, em seu santo Templo.

RESPOSTA APOLOGÉTICA. Isso é impossível, uma vez que a cidade de Jerusalém e o Templo estavam destruídos. O próprio livro apócrifo de Baruc trata disso no início da obra, ao nos contextualizar temporalmente: “na data em que os caldeus tomaram a cidade de Jerusalém e lhe puseram fogo." (v.3). O Templo foi pilhado e saqueado pelo mesmo Nabucodonosor a quem o livro apócrifo pede para interceder (v.11) e cantar cânticos de benevolência (v.12). O texto bíblico canônico não abre margem para a possibilidade da preservação do altar e do Templo por ocasião da destruição de Jerusalém: “E queimou a casa do Senhor e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém, e todas as casas dos grandes queimou (...) Quebraram mais, os caldeus, as colunas de cobre que estavam na casa do Senhor , como também as bases e o mar de cobre que estavam na casa do Senhor; e levaram o seu bronze para Babilônia. Também tomaram as caldeiras, as pás, os apagadores, as colheres e todos os vasos de cobre, com que se ministrava. Também o capitão da guarda tomou os braseiros, e as bacias, o que era de ouro puro, em ouro e o que era de prata, em prata. As duas colunas, um mar, e as bases, que Salomão fizera para a casa do Senhor; o cobre de todos estes vasos não tinha peso. A altura de uma coluna era de dezoito côvados, e sobre ela havia um capitel de cobre, e de altura tinha o capitel três côvados; e a rede e as romãs em redor do capitel, tudo era de cobre; e semelhante a esta era a outra coluna com a rede.” (2Rs 25.9,13-17). A reconstrução do templo iniciou-se apenas em cerca de 538 a.C, sob a autorização de Ciro, rei da Pérsia, e foi concluída em 515 a.C. Por fim, mesmo que alguém possa defender o texto apócrifo com justificativas de que o versículo contestado se refere ao interlúdio entre um ataque e outro (2Rs 24.13), a narrativa carece de parâmetros e acontecimentos históricos mais evidentes para se estabelecer o momento histórico a que alude a fim de que seja desfeita a contradição.

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