As testemunhas de Jeová afirmam que o Lago de fogo não é real - ICP Responde


ICP Responde


As testemunhas de Jeová afirmam que o Lago de fogo não é real, mas abstrato, por representar uma condição, e não um lugar, e receber coisas abstratas, como, por exemplo, a morte, o inferno, a iniqüidade e o diabo, um espírito. Isso é verdade?

O Lago de fogo é um lugar de eterna condenação e eterna separação de Deus.

Vejamos o que afirmam as testemunhas de Jeová em uma de suas obras: "A qualidade simbólica do Lago de fogo fica mais evidente também do contexto de referências a ele no livro de Revelação. Diz-se que a morte é lançada nesse Lago de fogo. (Re 19.20; 20.14) A morte, obviamente, não pode ser literalmente queimada. Ademais, o diabo, uma invisível criatura espiritual, é lançado nesse lago. Sendo espírito, ele não pode ser prejudicado por fogo literal" ("Estudo perspicaz das Escrituras", p. 639; tópico Lago de fogo - versão CD-room).

Procurando amparo na lógica humana, os jeovistas encontram questionamentos aparentemente irrefutáveis. Julgam que algo abstrato sendo lançado em determinado lugar torna aquele lugar também abstrato; um espírito não poderia ser queimado por fogo literal, conseqüentemente aquele lugar é simbólico; e ainda defendem que um pai amoroso jamais queimaria um filho por causa de uma transgressão. Tudo parece coerente, mas só parece. Vejamos:

O Senhor Jesus esclarece a primeira razão da existência do Lago de fogo: "Então, o rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos". Portanto, é impossível aceitar a argumentação jeovista que afirma que o diabo não poderia ser atormentado pelo Lago de fogo, preparado exatamente para esse objetivo!

Por que coisas abstratas são lançadas no Lago de fogo? Devemos entender as propriedades desse lago. É um lugar de eterna condenação e eterna separação de Deus (2Ts 1.9). Satanás teve temporariamente acesso diante do trono de Deus, mas, agora, finalmente, será lançado no Lago de fogo. Semelhantemente, a morte, a iniqüidade e o inferno poderão ser lançados lá, não necessariamente com o objetivo de serem queimados, pois são abstratos, mas para serem excluídos definitivamente de todas as coisas que Deus criou e são boas.

Poderia um pai amoroso queimar seu filho por causa de uma transgressão? A resposta é não! Ninguém faria isso, nem mesmo Deus! Deus não queima seus filhos, estes já estão justificados pela fé (Rm 8.1). A perspectiva que Deus tem em relação ao pecado não é uma visão isolada. Deus trata com o pecado e suas implicações. Logo, toda a humanidade foi condenada em Adão, ainda que inicialmente um só homem pecara. O pecado, do roubo banal ao homicídio, é condenado junto com todas as implicações que não vemos. Todavia, maior que a punição eterna foi a obra da salvação. A graça superou a pena!

Por Fabiano Portela. Saiba mais... www.icp.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)