Como era realizado o sepultamento nos tempos bíblicos? ICP Responde


Como era realizado o sepultamento nos tempos bíblicos?

ICP Responde

O uso de caixões, como conhecemos hoje, não era conhecido na época.

O mais conhecido túmulo na história dos hebreus era a caverna de Macpela. Abraão a comprou dos filhos de Zoar. A tradição indica que se localizava onde hoje está a Mesquita de Haram el Khalil, em Hebrom. Os personagens mais destacados ali sepultados foram: Sara, Abraão, Isaque, Rebeca, Lia e Jacó (Gn 25.9; 35.29; 49.31). Uma boa quantia foi dada pela compra da caverna. Isso indica como o sepultamento era importante para os antigos hebreus. Esse zelo foi demonstrado também por Jacó, José e Moisés. Moisés se preocupou em cumprir o desejo de José, levando os ossos deste pelo deserto. Somente Josué, finalmente, pôde cumprir o desejo de José, conforme lemos em Josué 24.32.

Havia também a preocupação de se sepultar o defunto no menor espaço de tempo possível (Dt 21.22-23). Houve exceções, nos casos de José e de Jacó (v. Gn 50.2,26). Geralmente, o lugar do sepultamento era uma caverna, ou mesmo uma vala - conforme as condições da família do morto. Aqueles que tinham mais condições envolviam seus mortos em panos e colocavam junto grandes quantidades de perfumes e especiarias, para neutralizar os odores da decomposição. Depois, colocavam as especiarias junto ao corpo e o enrolavam em panos de linho. O uso de caixões, como conhecemos hoje, não era comum nessa época.

Os sepulcros, geralmente, eram visitados após um longo período após o sepultamento, quando, então, os ossos eram retirados e depositados em um ossuário, uma caixa pequena. O ossuário então era colocado em outro lugar, junto a outras caixas. Um exemplo desse costume foi o ossuário de Tiago, irmão do Senhor, encontrado recentemente.

Por Márcio Souza. Saiba mais... www.icp.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)