O cristão pode comer sangue? - ICP Responde


O cristão pode comer sangue? - ICP Responde

Segundo a Bíblia, o sangue representa a vida.

Alguns movimentos insistem com seus adeptos afirmando que não devemos comer nem transfundir o sangue. Alguns chegam ao ridículo de afirmar que partes ou frações do sangue podem ou não ser recebidas na transfusão, e também a quantidade que pode ou não ser transfundida. Tais movimentos dizem que transfundir o sangue é o mesmo que comer. Se a Bíblia proíbe comer sangue, logo não devemos transfundi-lo também.

Bem, a questão em pauta é se o cristão pode ou não comer sangue. Para respondermos a essa pergunta precisamos antes ver a posição da Bíblia em relação ao assunto. Desde o Antigo Testamento as Escrituras atribuem ao sangue um valor representativo da vida (Gn 9.4). Quando a humanidade recomeçou, após o dilúvio, Deus alerta o homem sobre a questão da vida. O homem deveria ser responsável pela vida de seu próximo (Gn 9.5). Quanto à vida animal, o homem poderia comer carne, contudo, sem sangue (Gn 9.4). O Senhor sempre lembra, no Antigo Testamento, o respeito ao sangue como a própria vida, sendo necessário que seja derramado no solo. Quando o exército de Israel estava em guerra foi alertado que não comesse apressadamente a carne, sem permitir que o sangue saísse (1Sm 14.34).

O Novo Testamento também orienta sobre a questão do sangue. O evangelho estava-se expandindo e havia alguns que ensinavam à nova Igreja gentílica que seus membros deveriam observar os costumes de Moisés. O apóstolo Paulo, desde o primeiro momento, foi bastante claro, instruindo que, através das obras da lei, ninguém seria salvo. Os anciãos de Jerusalém e demais apóstolos chegaram então há uma posição: os costumes e as normas da lei de Moisés não deveriam ser guardados pelos cristãos: "Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde" (At 15.28,29). Este proceder aponta para um respeito ao sangue. Os cristãos reconhecem o sangue derramado de Cristo Jesus como expiação e remissão. Através de sua morte e ressurreição temos perdão, justificação e vida eterna. Fazemos bem em não usar o sangue como alimento, e evitarmos usar o sangue como ingrediente de qualquer receita.

Quanto ao uso do sangue em tratamentos medicinais, recebendo ou ofertando, temos o exemplo de Cristo: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos; e Ele disse também: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros" (Jo 15:13; 13:34). Devemos amar ao ponto de doar a vida para nosso próximo.

Por Lincoln Paulo Silva. Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)