Será que realmente todas as autoridades são ordenadas por Deus? Até mesmo as corruptas? E como explicar os casos em que as autoridades são totalmente contrárias aos mandamentos de Deus?

 


ICP Responde

Será que realmente todas as autoridades são ordenadas por Deus? Até mesmo as corruptas? E como explicar os casos em que as autoridades são totalmente contrárias aos mandamentos de Deus?

"Toda alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestades que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus" (Rm 13.1).

Devemos reconhecer que a autoridade que os governos possuem foi conferida pelo próprio Deus. Assim, quem obedece aos governantes naquilo que é justo obedece, ao mesmo tempo, a Deus. A referência "toda alma" aplica-se a toda humanidade, portanto todo homem deve sujeitar-se às autoridades civis, e isso inclui, acima de todos, os crentes, visto que os discípulos de Cristo devem mostrar-se como exemplo. Todo crente pertence a duas comunidades, a saber: a religiosa, que reivindica autoridade celestial; e a civil, que é a comunidade totalmente material e terrena.

Outro aspecto que deve ser mencionado é a diferença que há entre o governo e as opiniões particulares dos governantes. A história aponta diversos desvios no comportamento pessoal dos políticos romanos, tal corrupção não é aceita por Deus, e por isso o Senhor julgará as nações. Paulo acentua: "porque ela (as autoridades) é ministro (servo) de Deus para teu bem. Mas se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência" (Rm 13.4,5).

O cristão não precisa temer a autoridade, pois fazemos o bem. Deus outorgou autoridade aos governos, contudo isso não significa que tudo o que fazem seja endossado por Deus, não! Ele julgará as nações (Mt 25.32), e muitas nações odeiam os cristãos (Mt 24.9). Faremos bem em trabalhar pela paz e cooperar em todas as coisas com as autoridades superiores, para que, não tendo nada que nos desabone como cidadãos, possamos pregar o evangelho com zelo, obedecendo a Deus antes que aos homens (At 5.29).

Por Geyson dos Santos Alves. Saiba mais... www.icp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)