Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore? (Gn 3.11) - ICP Responde


Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore? (Gn 3.11) - ICP Responde


Testemunhas de Jeová. Dizem que Deus não sabia que o homem iria pecar. Seguem algumas perguntas e suas respectivas respostas, cuidadosamente formuladas pela própria seita: "Incentivaria seus filhos a empreender um projeto com um futuro maravilhoso, sabendo de início que estava destinado ao fracasso? Será que o fato de Deus ter a capacidade de prever e de predeterminar eventos prova que Ele faz isso com respeito a todas as ações de todas as suas criaturas?"

Resposta: "Uma pessoa que tem um rádio pode ouvir as notícias mundiais. Mas o fato de que pode ouvir certa estação não significa que realmente faça isto. Ela precisa primeiro ligar o rádio e daí selecionar a estação. Da mesma forma, Jeová tem a capacidade de predizer eventos, mas a Bíblia mostra que Ele faz uso seletivo e com discrição dessa capacidade que tem, com a devida consideração pelo livre-arbítrio com que dotou suas criaturas humanas".

"Quando Deus criou Adão, será que sabia que ele ia pecar?".

Resposta: "Avisaria sobre um dano, sabendo ao mesmo tempo em que você havia planejado tudo de modo que certamente lhes resultaria em aflição? É, pois, razoável, atribuir isso a Deus?".

Resposta apologética: A idéia de que Deus tenha sido surpreendido com o pecado humano desconsidera o fato de que o Senhor é onisciente, sabedor de tudo por essência (1Cr 28.9; 29.17; Sl 7.9; Sl 139.1; Is 43.12; 46.9,10; 48.5-7; Jo 14.29; Ap 22.6). Deus, sabedor da queda do homem em pecado, já havia providenciado, desde a eternidade, a redenção por meio de seu Filho, o Cordeiro redentor ("... Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" - Ap 13.8; "mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo", 1Pe 1.20). Por sua presciência (conhecimento de antemão), Deus já tinha visto também os que iriam aceitar o sacrifício vicário e expiatório de Cristo para sua salvação: "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo" (Ef 1.4,5). O deus da concepção das Testemunhas de Jeová é muito limitado, comparável às limitações humanas. A onisciência de Deus não tira do homem o seu livre-arbítrio. Na sua presciência, Deus sabia que Jeremias seria profeta e o escolheu mesmo antes de nascer: "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísse da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta" (Jr 1.5). Deus tem conhecimento ilimitado e antecipado: onisciência e presciência (Rm 8.28-29), e, por esse motivo, pode revelar as coisas que ainda vão acontecer, mas respeita o livre-arbítrio humano.

Saiba mais... www.icp.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Satanás pode ouvir nossos pensamentos? ICP Responde

Por que os cristãos creem na Bíblia se ela foi corrompida ao longo dos anos? ICP Responde

Refutando as Testemunhas de Jeová - Defesa da Fé Especial - (Digital)